Minha foto
Por dentro uma personalidade minha, por fora uma concepção sua. Durante muitos anos procuramos alguem que nos compreenda, que nos supra , que nos ame da forma que somos e nos venere acima de tudo...somente ontem percebi que essa fantastica pessoa é o reflexo que vejo no espelho!!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Então você é pirata

A reportagem publicada no LINK sobre a pirataria, embora tenha sido escrita há pouco mais de um ano, é bastante atual. Publicada em Fevereiro de 2009, o texto escrito por Lucas Pretti e Rodrigo Martins, convida o leitor a uma reflexão em torno da pirataria. Para tanto exemplifica por meio de situações do cotidiano como as pessoas, independente da classe social que pertença, não agem conforme a legislação vigente no mundo no que se refere a pirataria. Logo no início do texto é exposto ao leitor uma série de situações que a maioria das pessoas fazem no dia a dia como por exemplo: baixar músicas, filmes, videos, só para citar os mais comuns. Quem que nunca baixou um video da internet? Provavelmente a maioria das pessoas em algum momento da vida já baixou algum video. Esta situação tão comum na sociedade atual, segundo a legislação sobre direitos autorais e antipirataria em vigor no Brasil e no mundo é crime. Diante dessa situação uma pergunta paira no ar: No momento em que a maioria está à margem da lei, de quem é o erro: das pessoas ou da lei? Tal pergunta foi colocado pelos próprios escritores da reportagem.
Como uma pessoa que está a margem da lei, uma vez que da mesma forma que milhões de pessoas no mundo, também baixo música da internet para colocar no MP3, baixo videos e filmes, dentre outras coisas, acredito que é preciso uma nova política e novas leis no que se refere ao que é considerado como ilegal. Pois as leis estão defasadas, no Brasil por exemplo, a lei de direitos autorais, data de 1998. De lá para ca, houve vários avanços em tecnologia e a lei ainda não foi revista. Aliado a isto, uma questão que se deve por é a de que criar novas leis, não significa por fim aos direitos autorais, afinal os artistas precisam ter direito sobre o seu trabalho. Porém por tras da alta frequencia em usos de materiais digitais piratas está o alto preço dessas mercadorias.
Reportagem extraída do endereço eletrônico: http://www.moodle.ufba.br/file.php/11/textos_pirataria/Entao_voce_e_pirata.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário