Minha foto
Por dentro uma personalidade minha, por fora uma concepção sua. Durante muitos anos procuramos alguem que nos compreenda, que nos supra , que nos ame da forma que somos e nos venere acima de tudo...somente ontem percebi que essa fantastica pessoa é o reflexo que vejo no espelho!!

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pós-Modernidade


Pós-modernidade. O que vem a nossa mente quando ouvimos este termo? Segundo estudiosos do tema, Pós-Modernidade pode ser definido como a época das incertezas, das fragmentações, das desconstruções, da troca de valores. O vídeo produzido por alunos de Design Gráfico da Universidade do Estado de Santa Catarina  apresenta este tema tão discutido na contemporaneidade. Ao assistir o video, o primeiro contato com as suas imagens,  parece não dizer muita coisa. Porém um olhar mais atento revela que houve uma seleção por parte dos idealizadores do vídeo que objetiva transmitir, os elementos típicos da pós-modernidade, como a desconstrução das ideias, identidades fragmentadas, e principalmente a troca de valores. Outra questão evidenciada no vídeo é a de que na pós-modernidade têm-se a necessidade de se retornar novos valores. Valores estes que foram esquecidos, mas que ressurgem com toda a força na pós-modernidade. 
Apesar do enfoque maior do vídeo ser o uso das imagens, nota-se também no texto a presença de algumas frases sobre a pós-modernidade. Considero que é um recurso muito produtivo, uma vez que, podemos associar a leitura visual com o texto escrito.  Considero que a frase mais elucidativa sobre a pós-modernidade colocada no video foi a de que "nossa identidade é não ter identidade". Esse príncipio que pode ser encontrado em Stuart Hall é a máxima da pós-modernidade. Segundo esse autor, é próprio da pós-modernidade  considerar o individuo sem uma identidade única, pois o mesmo é fragmentado, assumindo em cada contexto uma identidade específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário